Por iniciativa da Câmara Municipal de Fortaleza, uma comissão de vereadores foi formada para visitar o cemitério Parque Bom Jardim, no bairro do mesmo nome. A visita foi motivada com base nas informações divulgadas na imprensa sobre os fatos ocorridos na semana passada. Corpos estavam sendo sepultados de maneira inadequada e desumana, supostamente sem o conhecimento do IML e da própria administração do cemitério do Bom Jardim. Na última quinta-feira 28 de maio, ocasião de meu pronunciamento, mensionei o assunto que havia lido no jornal Diário do Nordeste. Não poderia, como ser humano, ficar calado diante de tal situação. Por conta disso a câmara municipal através da mesa diretora, convocou alguns vereadores para que fosse formada uma comissão de visita ao cemitério. Ontem dia 01 de junho segunda-feira, eu (Valdeck) e mais quatro colegas vereadores (José do Carmo, Iraguassu Teixeira, Antonio Henrique e Casimiro Neto) fomos ao cemitério.
Com a presença do secretário da Secretaria Executiva Regional V, Récio Elery, fizemos uma "vistoria" em todos os ambientes e principalmente no local onde havia acontecido os sepultamentos dos corpos de maneira arbitrária. Quero lembrar também que a minha equipe de assessoria conversou com os moradores da região do entorno do cemitério e levantou algumas observações sobre a situação do local. As queixas mais encontradas foram associadas a segurança do próprio local. Durante a noite ocorrem badernas e vandalismo, causando medo aos moradores. No que diz respeito ao funcionamento e a infra-estrutura fisica do cemitério, os moradores também se mostraram preocupados, foram os mesmos que fizeram a denúncia à imprensa.
Encontramos também no local, além do que foi veiculado pela imprensa, um trabalho de recuperação e melhoramento da estrutura geral do cemitério. Todo o contorno do cemitério está sendo feito com uma espécie de muro de proteção com gavetas, onde serão guardados (sepultados) os restos mortais. Desta forma possibilitará uma melhor organização e ampliaçao da capacidade. Conforme o secretário, o cemitério do Bom Jardim em um futuro próximo, estará totalmente recuperado, preparado e ampliado para continuar atendendo com dignidade a população de Fortaleza.
Com relação a forma como foi realizada os sepultamentos da denúncia feita no jornal, acredito muito, que os órgãos competentes irão tomar todas as providencias e fazer com que os culpados sejam punidos e que o respeito e a dignidade humana prevaleçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário